LIGAMENTOS DO JOELHO
Ligamento colateral tibial (LCT)
É uma faixa forte e achatada que se estende do epicôndilo medial do fêmur até o côndilo medial da tíbia. O ligamento colateral tibial é mais fraco que o ligamento colateral fibular.
Ligamento Colateral Fibular (LCF)
É um cordão fibroso, forte e arredondado, se insere no côndilo lateral do fêmur e na cabeça da fíbula.
Ligamento Cruzado Anterior (LCA)
É o mais fraco dos ligamentos cruzados, se fixa a parte posterior do lado medial do côndilo lateral do fêmur, tem um suprimento sanguíneo escasso. A sua função é impedir o movimento de deslizamento anterior da tíbia ou posterior do fêmur, e a hipertensão do joelho.
Ligamento Cruzado Posterior (LCP)
É o mais forte dos ligamentos cruzados, menos oblíquo e contém algumas fibras mais curtas, se fixa na parte anterior do côndilo medial do fêmur. Ele é estirado durante a flexão do joelho, impedindo o deslocamento anterior do fêmur sobre a tíbia ou o deslocamento posterior da tíbia sob o fêmur, impede a hiperextensão do joelho.
MENISCOS
São placas de fibrocartilagem, localizadas na face articular da tíbia e tem a função de absorver choques (impactos). As faces proximais são lisas e côncavas, em contato com a cartilagem articular do fêmur. Já as distais são lisas e achatadas, repousam na cartilagem articular da tíbia.
As funções dos meniscos são, preenchimento, estabilização, absorção de impacto, aumento da área de contato e auxilia a lubrificação.
O ligamento transverso do joelho é uma faixa fibrosa delgada que se une as margens anteriores dos meniscos, permitindo o movimento sincronizado com o joelho.
Menisco medial é em forma de “c”, e adere firmemente a face profunda do Ligamento Colateral Tibial.
Menisco lateral é quase circular, é inserido o corno anterior inserido na frente da eminência intercondilar da tíbia e o corno posterior na atrás da eminência intercondilar da tíbia.
Comentários
Postar um comentário