Pular para o conteúdo principal

Fáscia


    O corpo todo é estruturado e envolvido pela fáscia. Essa fáscia muscular é uma lâmina de tecido conjuntivo que envolve cada músculo, a espessura dela varia de músculo para músculo, dependendo da sua função.


    O sistema muscular é caracterizado por apresentar sistema de contenção, ligação, envolvimento e proteção. Pode ter fáscia muito espessa para contribuir a junção do músculo ao esqueleto. Para o músculo exercer um trabalho eficiente de tração ao contrair, é necessário que estejam na bainha elástica de contenção, esse papel é executado pela fáscia muscular.

    

 


Fáscia Superficial:  É a camada mais externa, se comunica diretamente com a pele, logo abaixo da hipoderme. Essa malha permite que a pele se movimente em várias direções sobre as estruturas mais profundas. É onde se acumulam fluidos e metabólitos que podem causar alterações de textura notáveis à palpação, é composta de tecido fibroelástico, que une a camada inferior da pele. Contém estruturas de gordura, vasos sanguíneos, linfáticas e terminações nervosas, dos quais se destacam os receptores da pele.


Fáscia profunda: É caracterizada por uma fáscia resistente, compacta que tem uma rigidez. É à camada que separa e envolve os músculos (fáscia de revestimento), envolve os músculos (epimísio), os fascículos de dentro do músculo (perimísio) e as fibras musculares individuais (endomísio)


Resumindo, a fáscia superficial se encontra mais perto da pele, enquanto a profunda se liga ao músculo.


As cicatrizes e aderências teciduais possuem as mesmas composições das fáscias, sendo mais desorganizadas e restritivas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Músculo do Braço

Cintura escapular, articulações e movimentos do ombro

Complexo do Joelho